IBM

Visual Paradigm

StarUML

Enterprise Architect

Ferramentas CASE

A seguir é feita uma pequena avaliação das ferramentas CASE que dão suporte a perfis UML e que foram utilizadas na implementação do GeoProfile.


IMB Rational® Software Modeler

O Rational® Software Modeler (RSM) é uma ferramenta CASE comercial que nos permite criar digramas e perfis UML; atualmente o RSM faz parte do Rational® Software Architect que está sobre licença da IBM. Esta ferramenta apresentou-se como uma ótima alternativa para a especificação de perfis, oferecendo recursos como o suporte à linguagem OCL para definição de constraints, inclusão de ícones nos estereótipos e possibilidade de importação e exportação em vários formatos incluindo XMI (XML Metadata Interchange). Outra vantagem desta ferramenta é ser multilinguagem.

Ambiente de trabalho do Rational® Sofware Architect

Sítio da Ferramenta:

Tutorial para utilização do GeoProfile no RSM: Tutorial RSM

 

Papyrus UML2 Modeler

A ferramenta CASE Papyrus UML2 Modeler (PAPYRUS UML, 2010) é uma ferramenta de código aberto (opensource). Ela é baseada no ambiente Eclipse, e está sob a licença EPL (Eclipse Public License).

Entre outros recursos interessantes para modelagem de sistemas utilizando o padrão UML2, a ferramenta dá suporte à criação de perfis UML, que é o nosso objetivo. O perfil é criado selecionando-se os estereótipos a serem utilizados e as metaclasses que serão estendidas por esses estereótipos. Na Figura abaixo é possível notar parte dos estereótipos do GeoProfile sendo especificados na ferramenta.

Ambiente de trabalho da ferramenta Papyrus UML2 Modeler

A ferramenta oferece suporte à linguagem OCL para definição de constraints, sendo as mesmas utilizadas para validar o esquema conceitual gerado. Entretanto, não há opção para importação/exportação de modelos usando o formato XMI e também há a ocorrência do problema da visualização de mais de um estereótipo por classe. Assim como na ferramenta RSM, caso seja aplicado mais de um estereótipo a uma classe, só será visualizado o ícone do primeiro estereótipo aplicado.

Sítio da Ferramenta:

Tutorial para utilização do GeoProfile no Papyrus UML2 Modeler: Tutorial Papyrus


Visual Paradigm for UML

Visual Paradigm for UML (VISUAL PARADIGM, 2010) é uma ferramenta CASE com várias opções de modelagem com os diagramas da UML2 e que também oferece suporte a diagramas de requisitos SysML e a diagramas ER. A ferramenta possui um bom ambiente de trabalho, o que facilita a visualização e manipulação do projeto de modelagem. É uma ferramenta comercial e também oferece suporte a transformações específicas para códigos-fonte de algumas linguagens de programação como, por exemplo, C++ e Java.

Ambiente de trabalho do Visual Paradigm for UML 8.1

O suporte a perfis UML é oferecido, sendo também permitida a utilização de notação gráfica para os estereótipos. Na implementação de um perfil, ao adicionar os estereótipos, já se escolhe a metaclasse que ele vai estender. Essa extensão não é mostrada explicitamente, como nas ferramentas Papyrus UML2 Modeler e RSM. É possível, também, efetuar importação/exportação de modelos usando o formato padrão de intercâmbio de modelos XMI. Diferente das demais, essa ferramenta oferece a possibilidade de visualizar mais de um ícone por classe, caso seja necessário.

Apesar do bom suporte à inclusão de estereótipos e da boa usabilidade, a ferramenta não oferece suporte à linguagem OCL para definição de constraints. Isso configura uma desvantagem, pois impede que as constraints incluídas no GeoProfile sejam utilizadas para validar o esquema conceitual.

Sítio da Ferramenta:

Tutorial para utilização do GeoProfile no Visual Paradigm for UML: Tutorial Visual Paradigm


StarUML - UML/MDA Plataform

Star UML (STAR UML, 2010) é uma ferramenta CASE de código aberto (opensource) e está sob a licença GPL (General Public License). Ela dá suporte à modelagem de sistemas utilizando os diagramas da UML2 e também à MDA, com definições de transformações para algumas plataformas específicas. É permitida também a importação/exportação de modelos utilizando o formato XMI.

Ambiente de trabalho da ferramenta StarUML

A especificação de perfis UML na ferramenta é feita de forma diferente das outras ferramentas analisadas. Não há uma forma visual de se implementar perfis. É necessário escrever o código do perfil em um documento XML, salvar o arquivo com a extensão .PRF e colocá-lo em um dos diretórios de instalação da ferramenta (ver tutorial).

Além da baixa usabilidade para implementação de perfis, também não é permitido associar mais de um estereótipo por classe. A ferramenta também não dá suporte à definição de constraints na linguagem OCL. Apesar disso, há opção para usar notação gráfica para os estereótipos. Para usar esse recurso, é necessário declarar no código XML o ícone a ser utilizado.

Sítio da Ferramenta:

Tutorial para utilização do GeoProfile no StarUML: Tutorial StarUML


Enterprise Architect

Autores: Thiago Bicalho Ferreira e Sergio Murilo Stempliuc.

Enterprise Architect (EA, 2013) é uma ferramenta CASE comercial que nos permite criar diagramas e perfis UML; licenciada pela Sparx Systems é uma ótima alternativa para a especificação de perfis; além de permitir a criação de perfis UML de forma visual oferece recursos como suporte a OCL para definição de constraints e importação e exportação em XMI (XML Metadata Interchange). Apesar de não permitir a inclusão e exclusão de estereótipos gráficos, para melhor visualização e entendimento do diagrama, a vantagem desta ferramenta é a possibilidade de transformações entre os diagramas da arquitetura MDA.

Sítio da Ferramenta:

Tutorial para utilização do GeoProfile no Enterprise Architect: Tutorial Enterprise Architect